No dia 21 de fevereiro, a Delegacia da Receita Federal do sul de Minas realizou a entrega de mercadorias para 27 entidades beneficentes de nove cidades da região. A cerimônia ocorreu no Depósito de Mercadorias Apreendidas (DMA) em Poços de Caldas e foi uma Destinação Temática em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, alinhando-se ao Programa Mulher Cidadã do Ministério da Fazenda.
Os itens destinados incluíram smartphones, relógios inteligentes, bolsas, brinquedos, acessórios e equipamentos de informática, armações de óculos, caixas acústicas e máquinas de cortar cabelo, entre outros. Além disso, 156 kg de cabelo humano foram entregues à Associação de Apoio e Assistência a Pacientes Oncológicos (Oncopoços), para confecção de perucas destinadas a mulheres em tratamento contra o câncer. O valor total das mercadorias doadas foi avaliado em R$1.676.543,39.
As mercadorias, apreendidas em operações de combate à importação irregular, fazem parte do Programa Receita Cidadã, que busca promover responsabilidade social e preservação ambiental ao evitar a destruição dos bens e seu impacto ambiental. O delegado da Receita Federal no sul de Minas, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, destacou que a destinação colabora para o apoio às comunidades carentes e representa uma utilidade pública concreta.
Estiveram presentes no evento o auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, o analista-tributário e chefe da agência em Poços de Caldas, Vitor de Castro Braga, e o responsável pelo Depósito de Mercadorias da Receita Federal em Poços de Caldas, analista-tributário Edir Simões Junior, além de representantes das instituições beneficiadas. A iniciativa reforça o compromisso social da Receita Federal e a importância do apoio às mulheres e entidades em prol de causas humanitárias.
Entidades de Minas Gerais interessadas em receber doações de mercadorias da Receita Federal devem realizar os pedidos de forma digital por meio do Sistema Requerimentos Web. Esse sistema está disponível no Centro de Atendimento Virtual (Portal e-CAC) da Receita Federal, na seção “Legislação e Processo”. Ressalta-se que essa opção é acessível apenas para perfis com registro de CNPJ.
Confira as entidades que receberam as doações:
- Centro de Treinamento Dudu Barreto – Poços de Caldas;
- Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralimpico (Cidep) – Poços de Caldas;
- Associação Brasileira Comunitária para Prevenção do Abuso de Drogas de Varginha e região – Abraco Sul De Minas – Abraco – Varginha;
- Associação Beneficente Kerygma – Varginha;
- Associação Maria Cinderela – Poços de Caldas;
- Pro-rim Varginha-associação de Renais Crônicos e Transplantados – Varginha;
- Bem-me-quer Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer – Monte Santo de Minas;
- Loja Maçônica Fraternidade Justiça e Trabalho – Guaxupé;
- Associação de Promoção Humana e Ação Social de Poços de Caldas – Poços de Caldas;
- Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus – Lavras;
- Fundação Gota de Leite de Assistência à Criança – Poços de Caldas;
- Associação Criança Feliz – Poços de Caldas;
- Associação Anjos de Branco – Varginha;
- Lar Santo Afonso Maria de Ligório – Caldas;
- Associação Bem Viver de Apoio à Comunidade – Poços de Caldas;
- Fundação Hospitalar do Município de Varginha (Fhomuv) – Varginha;
- Associação de Apoio e Assistência a Pacientes Oncológicos (Oncopoços)- Poços de Caldas;
- Núcleo de Capacitação para a Paz (Nucap)- Varginha;
- Centro Espírita Amor e Caridade – Varginha;
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Três Corações – Três Corações;
- Associação Alegria de Assistência à Criança de Varginha e Região – Varginha;
- Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas – Poços de Caldas;
- Pastoral da Saúde São Camilo de Lellis – Juruaia;
- Associação Kyokushin Oyama – Varginha;
- Associação Beneficente Lar do Menor São Camilo Lelis – Campestre.
Para entidades de Minas Gerais que tenham interesse em receber doação de mercadorias da Receita Federal, os pedidos deverão ser feitos em formato digital por meio do Sistema Requerimentos Web, disponível no Centro de Atendimento Virtual (Portal e-CAC) da Receita Federal, no item “Legislação e Processo” (A opção está disponível apenas para perfil CNPJ).
Por Eduardo Souza
Com informações e foto: Receita Federal