A Receita Federal realizou, na quarta-feira, dia 03 de abril, a Operação “Fake” em uma loja localizada no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, onde foram encontrados produtos importados falsificados de marcas famosas. A expectativa é apreender mais de 500 volumes, especialmente vestuário e calçados, com valor estimado em 800 mil reais.
As irregularidades no comércio identificadas na operação prejudicam produtores e importadores que trabalham dentro da legalidade, além de subtrair empregos formais e sonegar tributos destinados aos cofres públicos. Também foram constatadas violações de direitos autorais e de marcas, prejudicando investimentos de empresários brasileiros, além de prejuízos aos consumidores devido à baixa qualidade e ausência de segurança dos produtos clandestinos.
Os responsáveis pela loja deverão responder pelo crime de contrabando, além de perderem os itens apreendidos. A Receita Federal reafirma seu compromisso em proteger a sociedade e garantir um ambiente de negócios saudável e competitivo.
Por Eduardo Souza
Com Informações e foto: Receita Federal