“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Nos últimos três anos, o grande volume de novas empresas atraídas para Contagem é um fator importante que tem contribuído com a economia local e, também para o crescimento de cerca de 5,14% da sua População Economicamente Ativa (PEA), trabalhando com carteira assinada na cidade. Os dados podem ser conferidos no Painel do Inteligência Sebrae.

Ao todo, Contagem teve saldo positivo de 4.764 novas empresas nos últimos três anos, o que corrobora com a reconstrução do ambiente de negócios do município, empreendidas pela atual gestão. Os dados podem ser apurados no Mapa de Empresas, do Governo Federal, que é abastecido com informações provenientes do cadastro nacional de pessoas jurídica, da Receita Federal, e foi compilado pelo Observatório Socioeconômico de Contagem, da secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Somente no ano de 2023, por exemplo, Contagem registrou um saldo positivo de 1.472 novas empresas. Em 2022, Contagem anotou um saldo positivo de 1.558 e, em 2021, esse quantitativo foi de 1734. Esse cálculo exclui o registro de Microempreendedores Individuais (Meis).

Com informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Luci Sallum / PMC