O Ministério da Educação anunciou que as inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) estarão abertas de 14 a 25 de julho de 2025, conforme divulgado na sexta-feira, 13 de junho, pelo ministro Camilo Santana por meio das redes sociais. A prova será realizada no dia 26 de outubro, com o objetivo de ampliar o número de professores qualificados nas redes públicas de ensino em todo o país.
Segundo o MEC, a iniciativa busca estimular a realização de concursos públicos e aprimorar os processos seletivos de professores da educação básica nas esferas municipal, estadual e distrital. As secretarias de Educação interessadas em participar do processo têm até o dia 15 de junho para aderirem à PND, e até o dia 25 do mesmo mês para cadastrarem seus editais próprios de seleção. A Portaria nº 399/2025, publicada pelo Inep nesta sexta-feira, estabelece que os resultados da PND serão disponibilizados por meio de boletins individuais com pontuação e níveis de desempenho.
Poderão participar do exame estudantes concluintes de cursos de licenciatura inscritos no Enade das Licenciaturas, além de qualquer cidadão interessado em processos seletivos para contratação de professores. O conteúdo da prova seguirá a estrutura da avaliação teórica aplicada no Enade das Licenciaturas, que também será realizado no dia 26 de outubro.
Aqueles que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição devem fazer o pedido entre os dias 30 de junho e 4 de julho. O recurso poderá ser apresentado de 7 a 11 de julho, com o resultado divulgado no dia 14 do mesmo mês. O valor da taxa de inscrição será anunciado pelo Inep em edital próprio. A divulgação do gabarito e do padrão de resposta da prova discursiva ocorrerá em 11 de novembro, e o resultado final será publicado em 10 de dezembro.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional