A prática de atividades físicas é essencial para a saúde, proporcionando benefícios para o corpo e a mente. Em Carmo do Cajuru, a Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Primária, tem investido no incentivo à prática de exercícios físicos com o projeto “Viver Saudável”, desenvolvido nos PSF’s (Postos de Saúde da Família) da cidade e zona rural. O projeto visa promover a saúde e o bem-estar dos cidadãos, especialmente os mais idosos, por meio de atividades físicas orientadas e acessíveis.
O “Viver Saudável” é um programa de exercícios em grupo, voltado principalmente para mulheres acima dos 50 anos, mas aberto para todos os interessados. Com a coordenação da educadora física Adiane Rabelo de Souza, o projeto atende atualmente cerca de 150 pessoas em nove grupos espalhados pela cidade e zona rural. Cada grupo é realizado de acordo com as necessidades e características da localidade, garantindo que os participantes possam se exercitar de maneira prazerosa e adaptada à sua realidade.
“O objetivo é proporcionar uma prática física que melhore a saúde, trabalhando a coordenação motora, lateralidade e fortalecimento. Dentro do que é proposto, montamos circuitos de exercícios, alongamentos e atividades com bastão e garrafinhas de areia”, explica Adiane. Segundo a educadora, a prática é sempre realizada de forma lúdica e recreativa, com dinâmicas que tornam os exercícios mais agradáveis, criando um ambiente de interação e bem-estar entre os participantes.
A participação no projeto é simples. Os interessados devem se dirigir ao PSF de referência e se informar sobre os dias e horários das atividades. Após se inscreverem, os participantes respondem a um questionário que será repassado ao médico responsável para a emissão de um atestado de aptidão física. Com a liberação médica, eles começam a participar das atividades de forma orientada.
Os exercícios são realizados em espaços públicos, como praças e outros locais nos bairros atendidos pelos PSF’s, garantindo que a atividade física chegue até as comunidades de forma acessível e inclusiva. “Sempre incentivamos todos a se movimentarem e cuidarem da saúde. Esse projeto é gratuito e deve ser aproveitado por quem quer melhorar sua qualidade de vida”, completa Adiane.
Além dos benefícios físicos, o “Viver Saudável” é também um espaço de convivência e troca de experiências entre os participantes. Ao se reunirem para os exercícios, os cidadãos têm a oportunidade de compartilhar vivências e fortalecer laços de amizade, criando uma rede de apoio e incentivo à prática contínua de atividades físicas.
O projeto reflete o compromisso da Prefeitura de Carmo do Cajuru com a promoção de saúde integral para a população, oferecendo uma alternativa acessível para quem deseja melhorar sua saúde física e mental, além de incentivar o envelhecimento ativo e saudável. Com a adesão de cada vez mais participantes, o “Viver Saudável” se torna um exemplo de como a prática regular de atividade física pode transformar vidas e contribuir para o bem-estar coletivo.
Com as informações e foto da Prefeitura de Carmo do Cajuru
