A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a siderúrgica Metalsider inauguraram na segunda-feira (02) o Projeto Reúso, iniciativa inédita no estado que permitirá o uso de efluentes tratados da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Betim Central em processos industriais. A parceria representa um marco importante na gestão hídrica sustentável de Minas Gerais.
Com o fornecimento de água de reúso para a Metalsider, a expectativa é de uma economia de 1,2 milhão de metros cúbicos de água potável por ano – volume equivalente ao consumo anual de uma cidade com 20 mil habitantes ou 500 piscinas olímpicas. A água será utilizada principalmente na refrigeração dos fornos da empresa, reduzindo a captação direta do Rio Betim.
O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Copasa, Pablo Ferraço Andreão, destacou o caráter inovador do projeto: “É um projeto que tem a sustentabilidade na sua essência. Estamos preservando a água do manancial, reutilizando o efluente tratado nas operações industriais e gerando valor econômico”.
Bruno Melo Lima, diretor-presidente da Metalsider, ressaltou que a iniciativa, além de fortalecer a sustentabilidade, também impulsiona o desenvolvimento local. “À medida que a empresa cresceu, o consumo de água aumentou. Então, começamos nossa conversa com a Copasa para reaproveitar a água da ETE Betim”, contou.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, enfatizou a importância da iniciativa como política pública de segurança hídrica. “É um projeto representativo para nosso estado. Avançar no reúso em Minas Gerais é absolutamente importante para uma política pública de segurança hídrica e a Copasa tem feito um trabalho muito importante nesse sentido”, afirmou.
O prefeito de Betim, Heron Guimarães, celebrou o protagonismo da cidade. “É um orgulho ver Betim como palco de uma iniciativa pioneira que posiciona o município como referência em inovação e sustentabilidade na gestão da água”.
As obras de infraestrutura para viabilizar o projeto foram responsabilidade da Metalsider, incluindo a construção de uma estação elevatória e 1,6 km de tubulação que interliga a ETE Betim Central à unidade industrial. Com as obras concluídas em fevereiro deste ano, o sistema já está em fase final de testes para o início da operação efetiva.
O evento de inauguração também contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, e da presidente-fundadora do Instituto Reúso da Água, Ana Sílvia Santos.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Agência Minas
Foto: Copasa / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional