O estado de Minas Gerais dá mais um passo em direção à modernização e ao fomento ao empreendedorismo com o lançamento do projeto Redesim + Livre. Iniciado em parceria entre a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal, diversos órgãos licenciadores, o SEBRAE e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o projeto visa a promover a liberdade econômica e a melhorar o ambiente de negócios no estado, com um impacto direto também nos municípios.
A principal inovação do projeto é a implementação de uma solução tecnológica que torna o processo de abertura de empresas totalmente digital, rápido e seguro. Com a adesão ao sistema, os empreendedores poderão realizar procedimentos essenciais, como a consulta de viabilidade locacional, emissão de inscrições municipais e licenças de forma automatizada e integrada entre a prefeitura e os órgãos licenciadores. O sistema ajusta as permissões conforme o grau de risco da atividade econômica, garantindo agilidade e conformidade com as exigências legais. A expectativa é que, atendidos os critérios legais, o processo de formalização de empresas possa ser concluído em segundos.
Com a introdução dessa plataforma, a previsão é de que o ambiente de negócios em Minas Gerais seja fortalecido, com a atração de novos investimentos e o estímulo ao empreendedorismo. A medida também visa a simplificar e tornar mais acessível o processo de formalização empresarial, beneficiando pequenos e grandes empresários.
O sistema SINAL (Sistema de Alvará de Localização e Funcionamento), que faz parte da iniciativa, deverá estar disponível para os usuários a partir de 11 de junho de 2025, tornando ainda mais fácil o processo de abertura e funcionamento de empresas no estado.
Com informações e foto: Prefeitura Municipal de Varginha
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional
