Com o objetivo de incentivar o consumo de pescado entre diferentes públicos e faixas etárias, o Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, sediado no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) e apoiado pela FAPESP no programa Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs), lançou três materiais educativos e científicos.
O primeiro é o livro digital gratuito Pescado para promoção da saúde nos diferentes ciclos e estilos de vida: manual prático sobre consumo de pescado, disponível no Portal de Livros Abertos da USP. A obra aborda os efeitos do consumo de pescado em fases como gestação, infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento, além de aspectos como segurança alimentar, preparo e benefícios cardiovasculares e neurocognitivos.
Para facilitar a aplicação prática das informações, também foi lançada uma cartilha-resumo voltada ao público geral. O material apresenta, de forma ilustrada e concisa, o conceito de pescado, sua composição e recomendações de consumo. Outra iniciativa é o gibi infantil Turma do Peixoto, que utiliza personagens animados para ensinar os benefícios do pescado, incentivando hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
Os materiais já começaram a ser distribuídos em ações presenciais, oficinas, eventos científicos e atividades educativas com crianças, visando transformar o conhecimento em atitude e estimular escolhas alimentares mais saudáveis nas comunidades.
Da Redação
Com informações da Prefeitura de São Paulo
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional