Há quase três anos, o Projeto Educativo 60+, em Poços de Caldas (MG), tem se consolidado como uma importante iniciativa que visa o bem-estar, a valorização da população idosa e a promoção do conhecimento sobre a cidade. Voltado especialmente para pessoas com 60 anos ou mais, o projeto oferece visitas guiadas a diversos pontos turísticos, combinando aspectos educativos, sociais e turísticos, com foco na integração e na qualidade de vida dos participantes.
O objetivo principal do programa é despertar nos idosos da comunidade local o sentimento de pertencimento e valorização em relação à cidade. Além disso, busca resgatar o conhecimento sobre a história, a cultura e os aspectos geográficos e ambientais de Poços de Caldas. O projeto já beneficiou dezenas de idosos e, ao longo dos quase três anos de atuação, levou-os a explorar cerca de 35 pontos turísticos da cidade.
Antes de cada visita, os participantes participam de aulas preparatórias nas instalações da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). Nessa etapa educativa, são apresentados e discutidos os conteúdos sobre cada atrativo, o que proporciona uma vivência mais rica e reflexiva durante as visitas.
Na última visita realizada no dia 11 de junho, o grupo de idosos teve a oportunidade de conhecer o Centro Administrativo da cidade. Eles visitaram a Rádio Libertas, localizada no nono andar do prédio, onde conheceram a rotina da emissora e desfrutaram de uma vista panorâmica de Poços de Caldas. A experiência foi ainda mais especial com a visita ao gabinete do prefeito Paulo Ney, que recepcionou os participantes e abriu um espaço para diálogo sobre questões importantes da cidade e das necessidades do público idoso.
O encontro com o prefeito também representou uma oportunidade de aproximar os idosos da administração pública, reforçando o espírito de cidadania e a importância da participação ativa no desenvolvimento da cidade. A visita foi acompanhada pela professora Adriana Galvão B. Oliveira, coordenadora da UNABEM e do curso de Pedagogia da UEMG, e por Flávio José Valente, coordenador voluntário do Projeto Turismo Educativo 60+.
Além dos aspectos educativos e culturais, o projeto contribui significativamente para a saúde física e emocional dos idosos. A iniciativa ajuda a melhorar a capacidade de socialização, fortalecer os vínculos afetivos, incentivar a mobilidade corporal e promover o bem-estar emocional por meio de vivências positivas.
Ações como o Projeto Educativo 60+ destacam a importância de valorizar o conhecimento e a experiência das pessoas idosas, proporcionando uma vida mais ativa, saudável e conectada com a história de Poços de Caldas.
Com informações e foto: Prefeitura de Poços de Caldas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional
