Foi aprovado na Câmara de Viçosa o projeto de lei nº 29/2025, cujo objetivo é reconhecer a expressão “vira-lata caramelo” como manifestação cultural imaterial do município de Viçosa. De acordo com a vereadora Marly Coelho (PRD), autora do PL, “o vira-lata caramelo simboliza a convivência urbana e reflete a identidade social de Viçosa. Ele é uma manifestação cultural imaterial, inserida no cotidiano e nas interações sociais da cidade”.
A proposição tem como base a Lei nº 8.313/1991, responsável por instituir o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), que é voltado à preservação e valorização de bens culturais e produtos culturais. Dessa forma, a parlamentar afirma que o “conceito de bens culturais imateriais abrange símbolos e práticas fundamentais para a construção da identidade local, como é o caso do ‘cachorro caramelo’, que representa os valores de solidariedade, resiliência e adaptação”.
O projeto foi aprovado na segunda-feira, dia 19, e aguarda sanção do prefeito. A matéria poderá ser responsável por fortalecer a cultura viçosense e estimular a solidariedade e o compromisso ético com a cidade e seus habitantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Câmara de Viçosa
Foto: divulgação/ Câmara de Viçosa