Matéria atualizada às 9h56 de 10 de junho de 2025
Projeto une escolas e comunidade em ações de valorização da história e da identidade local
A cidade de Pedralva tem apostado na educação como ferramenta para preservar sua memória e fortalecer o vínculo da população com o patrimônio cultural. Por meio de uma iniciativa conjunta entre o Departamento de Turismo e Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, 882 alunos e 40 professores da rede municipal e da Escola Estadual Professor Arcádio do Nascimento Moura participam de um projeto que alia conhecimento histórico a experiências práticas fora da sala de aula.
O projeto propõe um mergulho na história do município com visitas guiadas a locais emblemáticos, principalmente no bairro Pedrão, onde se concentra parte significativa dos bens culturais e paisagísticos da cidade. A antiga Estação Ferroviária, a Igreja Santa Terezinha, a Pedra do Pedrão e a casa do Eremita Barnaías estão entre os pontos visitados, compondo um itinerário que resgata a importância do trem como elemento estruturante da identidade pedralvense.
A proposta pedagógica envolve a produção de um livro pelos próprios estudantes, com base nos relatos, memórias e descobertas feitas ao longo das atividades. Na rede municipal, o projeto é trabalhado sob o tema “Estudo do Patrimônio Histórico e Artístico de Pedralva-MG”. Já na Escola Estadual Professor Arcádio do Nascimento Moura, a abordagem foca o protagonismo juvenil com o tema “Preservação da Memória e Identidade Cultural”.
Uma das responsáveis pela iniciativa, a arquiteta e urbanista Débora de Cássia Carvalho, destaca a resposta positiva da comunidade escolar e aponta a sensibilização das crianças como um dos principais resultados da iniciativa. A receptividade, segundo ela, tem sido marcante, refletindo o interesse crescente das novas gerações pela história e cultura local.
“É lindo ver a participação e a curiosidade das crianças sobre a história do município e seus patrimônios. Na primeira palestra que dou, os olhinhos brilham ao ouvir as lendas da cidade e aprender o que é patrimônio material e imaterial”, conta.
Além das ações nas escolas, o projeto conta com atividades formativas para professores e palestras abertas à comunidade, incluindo o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. A mobilização em torno do tema se intensifica especialmente no segundo semestre, com a celebração do Dia do Poeta Pedralvense, em 28 de setembro. Este ano, a data será celebrada junto à 10ª Jornada do Patrimônio Cultural e ao Festival da Pizza Frita — evento que destaca um dos modos de fazer reconhecidos como patrimônio imaterial gastronômico do município.
A cidade contabiliza atualmente 48 bens inventariados, entre patrimônios materiais e imateriais. O número reflete uma política pública contínua de valorização da cultura local, com foco no fortalecimento da identidade e no sentimento de pertencimento da população.
Em Pedralva, o impacto já é perceptível. A própria trajetória da arquiteta Débora de Cássia Carvalho é exemplo disso. Ela relata ter escolhido atuar com patrimônio cultural após participar, ainda como aluna, de um projeto semelhante na escola Coronel Gaspar. Agora, como gestora, trabalha para garantir que outras crianças também tenham essa oportunidade.
O projeto em curso reafirma o papel da escola como agente transformador e consolida a cultura como pilar do desenvolvimento local — mostrando que, ao preservar a memória, também se constrói o futuro.
Por Leonardo Souza
Fotos: Prefeitura de Pedralva
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