Um programa de conservação ambiental conduzido pelo órgão Natural England permitiu salvar 150 espécies de animais e vegetais ameaçadas de extinção. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13) e marca uma importante conquista na luta contra o declínio da biodiversidade no Reino Unido.
Com investimento de mais de 13 milhões de libras (cerca de 90 milhões de reais), o projeto foi executado entre agosto de 2023 e março de 2025, envolvendo 63 iniciativas e 78 parceiros. Entre as espécies beneficiadas estão o ostraceiro-europeu, o salmão-do-atlântico, os roedores ‘water vole’ e arganaz, além da orquídea sapatinho, símbolo da flora britânica ameaçada.
Mais de 15 mil animais e plantas foram reintroduzidos em novos habitats. O projeto também possibilitou o retorno do galo-lira ao parque North Yorkshire Moors e do grande-gafanhoto-do-pântano ao leste da Inglaterra, após 85 anos de ausência na região.
O presidente do Natural England, Tony Juniper, destacou que “reverter o declínio da biodiversidade deve ser um esforço coletivo”, e defendeu a ampliação de projetos, com mais voluntários e financiamento para a restauração ambiental.
Fonte:Foto: Londres
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional