Escolha uma Página

O Serviço de Oxigenoterapia Domiciliar (SOD) é uma estratégia da rede de atenção à saúde que permite aos portadores de pneumopatias graves internados no hospital, continuem o tratamento no conforto domiciliar, com suporte técnico de equipamentos e equipe assistencial.

A porta de entrada para o SOD é o equipamento de saúde, seja o Hospital Municipal de Contagem ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do paciente, que reúne os documentos necessários para o cadastro e encaminha para o serviço.

A fim de promover a troca de experiências entre os profissionais e aprimorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes, nessa quarta-feira (19/6), fisioterapeutas, enfermeiros, médicos do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e integrantes das equipes multidisciplinares do SUS Contagem, participaram do seminário de manejo do paciente respiratório em uso de oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP). O encontro realizado na UNA Contagem, abordou questões relativas à reabilitação e práticas de equipamentos de Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) e de Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI). O seminário procurou sensibilizar a rede de saúde de Contagem, quanto à linha de cuidado respiratório e ao protocolo de oxigenoterapia domiciliar prolongada.

SAD Contagem

Imagine você ter a continuidade do tratamento no conforto do lar depois de passar por um procedimento nas Unidades de Pronto Atendimento de Contagem – Upas ou no Hospital Municipal e, em ambos os casos, com o quadro estabilizado, ter a possibilidade de continuar o tratamento acompanhado por uma equipe de multiprofissionais.

Este é o Serviço de Atenção Domiciliar – SAD, um dos serviços de excelência do SUS Contagem prestado à população, que é referência nacional devido a dedicação e a devoção dos profissionais envolvidos, que oferecem o melhor para usuários do sistema público de saúde no município.

Caracterizado por por ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, o SAD garante a continuidade dos cuidados em saúde, a partir da desospitalização.

Fonte e Foto: Prefeitura de Contagem