Minas Gerais participa da Expoalimentaria, em Lima, no Peru, considerada a maior feira de alimentos e bebidas da América do Sul. Realizado entre 24 e 26 de setembro, o evento reúne cerca de 26 mil visitantes de ao menos 17 países, entre compradores, distribuidores e formadores de opinião.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG) apoia institucional e tecnicamente as empresas do estado, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Embaixada do Brasil em Lima. O objetivo é fortalecer a inserção dos produtos mineiros no mercado internacional e ampliar as oportunidades de negócios.
Oito empresas compõem a delegação mineira, levando itens que refletem a diversidade e inovação do agro estadual, como pão de queijo premium, queijaria vegana, derivados do pequi, frutos do cerrado (castanha de baru, óleo de macaúba, cerveja de coquinho azedo e farinha de jatobá), além de balas, caramelos e maquinários para a indústria alimentícia. Em 2024, Minas exportou cerca de US$ 12 milhões ao Peru, o que representa 4 mil toneladas de produtos.
Além das rodadas de negócios, as empresas têm acesso a encontros de networking, palestras e atividades que reforçam a imagem de Minas Gerais junto a mercados estratégicos. Para a Seapa-MG, a participação é uma oportunidade de ampliar a competitividade das marcas e projetar a diversidade da produção mineira no cenário internacional.
Da Redação Com informações da Agência Minas.
Foto: Seapa-MG / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
