O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) lançou a linha de crédito BDMG Verde Agro, voltada ao financiamento de práticas sustentáveis no agronegócio. A nova linha permite a produtores rurais e cooperativas investir em tecnologias de agricultura 4.0, recuperação de pastagens, biofábricas, geração de energia limpa, entre outros projetos com potencial de certificação ambiental e aumento de produtividade.
O financiamento faz parte da preparação do Governo de Minas para a COP30 e busca incentivar a transição para um modelo agrícola sustentável e competitivo. Um dos diferenciais é o prazo de pagamento de até 12 anos, com até 2 anos de carência, além de taxas a partir de 1,4% ao ano + Selic. O programa reúne projetos como agricultura de baixo carbono, integração lavoura-pecuária-floresta e controle biológico de pragas.
Produtores como o Grupo Gran Milho e a Agropecuária Canabarro já adotam práticas financiadas pelo BDMG, com resultados em aumento de produtividade e acesso a novos mercados. O Grupo Gran Milho, com atuação em Ibiá e Araxá, investiu em recuperação de pastagens e proteção de nascentes, ampliando a oferta de água e o valor agregado dos produtos. Já a Agropecuária Canabarro, no Triângulo Mineiro, ampliou a produção com uso de bioinsumos e manejo sustentável.
O BDMG já operava linhas como o Renovagro, do Plano Safra, e agora amplia a abrangência com o Verde Agro. A iniciativa visa apoiar a agricultura de alta performance, preservando o meio ambiente e fortalecendo a economia regional.
Da Redação
Com informações da Agência Minas
Foto: BDMC / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
