“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Um dos cartões postais da cidade, a Praça da Glória, no Eldorado, tem recebido intervenções que irão proporcionar não apenas mais beleza ao local, mas trará mais segurança e opção de diversão à população. Pedido antigo da população, no final de novembro, a primeira etapa das obras foi concluída em seus quase 27 mil m².

Novos espaços foram criados, com arborização, equipamentos de acessibilidade e área para acolhimento de pets.  O investimento feito na praça é de cerca de R$ 6,5 milhões.

Nesta primeira fase foi efetuada a troca do piso interno, paisagismo, instalação de novos bancos e brinquedos modernos e confortáveis, manutenção do playground existente, novos equipamentos na academia da cidade e feita a preparação da área que receberá o parque para pets. Os brinquedos da praça são acessíveis e inclusivos.

Para a prefeita Marília Campos, “é uma alegria entregar mais um espaço para as pessoas se encontrarem e realizarem atividades culturais e esportivas”. Já a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão Mesquita, reforçou o esforço da prefeitura em devolver à população os espaços públicos que, segundo ela, estavam abandonados.

“As praças são locais de encontro, de promoção da saúde, bem-estar e lazer da população, e devem ser preservados. A Praça da Glória é um desses locais importantes, dadas suas dimensões, sua beleza e sua diversidade. Ali é possível praticar esportes, participar de atividades culturais, religiosas ou, simplesmente, descansar embaixo de uma árvore”, disse ela.

Rafaella Lima, 35, moradora do Eldorado, destacou que a revitalização atrairá mais pessoas a ocupar o espaço público. “Já tem anos que venho com meus filhos para passear e brincar. Agora que está mais bonita e segura para as crianças, acredito que vamos vir mais vezes”, disse a mãe de Jorge Lima, 11, e Bianca Lima, 9.

Segunda fase

Na segunda fase será entregue um novo piso para a área externa com acessibilidade, corrimão, reforma da cascata com iluminação e toda a área de esporte anexa à praça com reformas das quadras e vestiários.

Diversas intervenções e melhorias foram realizadas em mais de 30 praças na cidade. Entre eles estão os cinco parques e duas áreas verdes, como as praças da Jabuticaba, Nossa Senhora da Glória, Marília de Dirceu, parque Gentil Diniz, Divino, Estrela Dalva e Rinaldo Cota.

Com informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Luci Sallum / PMC