Condutor de 34 anos foi preso e carga, de origem paraguaia, será encaminhada à Receita Federal
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã desta terça-feira (10) uma carga de 40 mil maços de cigarros contrabandeados, no km 98 da BR-459, em Pouso Alegre. A abordagem ocorreu por volta das 7h40, quando os agentes interceptaram um Fiat Fiorino branco, conduzido por um homem de 34 anos.
Durante a fiscalização, a equipe da PRF verificou que o compartimento de carga do veículo estava totalmente ocupado por caixas contendo cigarros de origem paraguaia. A importação e comercialização desses produtos é ilegal no Brasil, já que eles não atendem às normas estabelecidas pela Anvisa, como controle de qualidade, registro e advertências sanitárias obrigatórias.
Segundo dados oficiais, produtos contrabandeados representam cerca de 32% do mercado de cigarros no país em 2024. Além do prejuízo à arrecadação tributária, o comércio ilegal é apontado como uma das fontes de financiamento de atividades criminosas organizadas.
Após a apreensão, o veículo foi recolhido para posterior encaminhamento à Receita Federal. O motorista foi preso em flagrante pelo crime de contrabando e conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Varginha, onde será submetido aos procedimentos legais.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da PRF
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional