Segundo a Climatempo, as primeiras massas de ar frio do outono de 2025 devem atingir o Brasil na primeira quinzena de abril. No entanto, o meteorologista Vinícius Lucyrio alerta que essas incursões frias terão curta duração, com períodos de 3 a 4 dias de temperaturas mais amenas, seguidos de aquecimento. Apesar de pequenas quedas de temperatura, o mês de abril será predominantemente quente em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Três massas de ar frio de origem polar devem atuar na primeira quinzena, com destaque para a segunda e a terceira, que provocarão quedas de temperatura mais expressivas. A terceira, prevista entre os dias 12 e 16 de abril, será a mais intensa. Ela poderá causar resfriamento moderado a forte na Região Sul, no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul, e em áreas do Sudeste, incluindo o estado do Rio de Janeiro, Sul de Minas e Zona da Mata Mineira. Em Porto Alegre, a temperatura mínima deverá variar entre 14°C e 15°C; em São Paulo, entre 14°C e 15°C; e em Belo Horizonte, entre 15°C e 16°C.
O risco de geada será observado em regiões de maior altitude no Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a atuação da terceira massa de ar frio. Além disso, há possibilidade de novos recordes de baixas temperaturas para 2025 nas capitais do Sul, Sudeste e em cidades como Campo Grande e Cuiabá. Em Curitiba, por exemplo, os termômetros podem marcar valores menores que os 12,8°C registrados em janeiro.
Uma quarta massa de ar frio, com potencial para resfriamento acentuado no centro-sul do país, está prevista para o final de abril. Embora os impactos sejam promissores, a Climatempo informa que as temperaturas ainda são estimativas iniciais e serão ajustadas conforme a proximidade dos eventos climáticos.
Apesar das quedas momentâneas de temperatura, a Climatempo reforça que abril será, de modo geral, um mês marcado por calor na maior parte do centro-sul brasileiro. As massas de ar frio, apesar de breves, sinalizam a transição sazonal e preparam o país para condições climáticas mais amenas nos meses seguintes.
Por Eduardo Souza
Com Informações: Clima Tempo
Foto: FreePik