O município de Presidente Bernardes atingiu um importante patamar em saúde pública ao receber o Selo Ouro do programa Bora Vacinar, em solenidade ocorrida no dia 9 de abril em Belo Horizonte. A distinção indica que o município conseguiu cumprir todas as metas de vacinação infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para o ano de 2025. Isso não é apenas um marco técnico, mas também o resultado de um trabalho constante, planejado e comprometido com a proteção da saúde pública.
É dentro de um percurso de constante evolução que o Selo Ouro se torna ainda mais significativo. Nos anos anteriores, Presidente Bernardes recebeu o Selo Prata — uma honraria importante, mas que indicava que ainda era necessário progredir mais nas metas de vacinação. A mudança da prata para o ouro não acontece por acaso: é o resultado de uma gestão eficaz, de um planejamento estratégico mais apurado e do trabalho conjunto de uma equipe de saúde dedicada a gerar resultados reais para a população.
O programa Bora Vacinar faz parte das iniciativas em todo o país para recuperar e garantir as coberturas vacinais das crianças, que nos últimos anos tiveram uma queda alarmante em todo o Brasil. Cumprir as metas do PNI (Programa Nacional de Imunizações) é um investimento que os municípios fazem para preservar a imunidade coletiva e evitar a reintrodução de doenças controladas ou erradicadas no Brasil, como o sarampo, a poliomielite e a coqueluche. Conquistar o Selo Ouro é, portanto, um indicativo de que Presidente Bernardes não apenas protegeu suas crianças, mas também cumpriu sua função na saúde pública regional.
É importante ressaltar, de maneira especial, a chefe do Departamento de Saúde, Claudiane Santos, e a coordenadora de imunização, Daugisia Sudré, cujos esforços e comprometimento foram essenciais para que o município atingisse esse nível de excelência. Agradeço também à equipe da Atenção Primária à Saúde, que está na linha de frente do contato com as famílias e da mobilização da população para que atualizem o cartão de vacinas. Esse é um trabalho discreto, mas que faz toda a diferença para a saúde pública do nosso município.
Com o Selo Ouro conquistado, o município de Presidente Bernardes reforça a importância das vacinas para salvar vidas e destaca que uma gestão pública dedicada é crucial para proteger sua população.

Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e fotos de: Prefeitura de Presidente Bernardes
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
