“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Com o objetivo de deixar Jesuânia ainda mais bonita, o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), em parceria com a prefeitura, deu início a um projeto de plantio de árvores e flores em diversas localidades da cidade. E além da função estética, a presença das árvores proporciona diversos benefícios para qualidade ambiental e de vida das pessoas.

As ações de plantio contaram com a participação ativa dos cidadãos de todas as idades que se voluntariaram, entre crianças, jovens e adultos, para botar a mão na massa a fim de ampliar as áreas verdes do município. A iniciativa é um dos meios mais eficientes para reverter os impactos ambientais causados pela intervenção do homem na natureza.

A arborização urbana proporciona um ambiente mais puro e equilibrado. Por essa razão, ela é fundamental para a sobrevivência de várias espécies da fauna e da flora; e, também, para que a população tenha mais qualidade de vida. Entre os benefícios, destacam-se a proteção natural, a estabilidade do solo, conforto térmico, redução da poluição e preservação dos recursos hídricos.

O CODEMA é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo e normativo, composto paritariamente por conselheiros, com o objetivo de contribuir efetivamente para a viabilização do meio ambiente ecologicamente equilibrado, oferecendo e promovendo a melhoria da qualidade de vida do cidadão e da comunidade.

Ao reunir diversas vertentes de pensamento, o CODEMA possibilita que as questões de gestão do meio ambiente sejam tratadas democraticamente, segundo o interesse da coletividade, em prol da preservação e do uso sustentável dos recursos disponíveis na natureza.

Com informações e fotos da Prefeitura de Jesuânia