A Prefeitura de Betim dá início, nesta terça-feira (22), à nova fase das obras de retificação do rio Betim, com intervenções concentradas na altura do bairro Sítio Poções. Nesta etapa, será construído o novo canal do curso d’água, com estrutura reforçada por gabiões – blocos de rochas envoltos por malhas metálicas –, que garantirão a sustentação da nova calha do rio.
As obras fazem parte de um amplo projeto de mobilidade urbana e infraestrutura hídrica que visa interligar os bairros Sítio Poções e Senhora de Fátima, passando pela construção de um complexo viário que inclui quatro túneis-bala sob a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, destinados ao desvio do curso do rio.
Integração e prevenção de enchentes
Além de melhorar a integração viária e garantir maior fluidez no trânsito, a obra tem como objetivo prevenir enchentes, especialmente na confluência entre o rio Betim e o córrego Estiva, que desce pela avenida Cordiline. A retificação do leito permitirá melhor controle do fluxo das águas, reduzindo riscos de alagamentos.
A execução está sendo acompanhada pela Ecos – Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito.
Ponte e túneis
A galeria de concreto que dará suporte à futura ponte na rua Pau Brasil foi concluída no fim de 2024. Com a construção do novo canal, o rio será redirecionado aos túneis em execução sob a Edmeia Mattos Lazzarotti, que já contam com 110 metros abertos, de um total de 200 metros previstos. A conclusão desta etapa está prevista para novembro de 2025.
Após a finalização, o antigo leito será aterrado, possibilitando a ligação entre as ruas Pau Brasil e Araguaia.
Próximos passos
Em fase futura, está prevista a conexão entre as avenidas Cordiline e Edmeia, no sentido Centro, com o desvio do encontro entre o rio Betim e o córrego Estiva para o interior do Parque Ecológico Matinha do Ingá, no bairro Bueno Franco.
Por Leonardo Souza
Com as informações e foto: Prefeitura de Betim