A Prefeitura de Ibituruna, por meio da Secretaria de Meio Ambiente junto ao CODEMA, foram solicitados a verificar algumas raízes de árvores que estavam prejudicando a rede de esgoto da escola CEMEI. Os membros do CODEMA foram até o local, para constatação de que as raízes dessas árvores, por serem longas, estão invadindo a tubulação de esgoto, causando danos nas redes, algumas raízes já chegando nos ralos internos dos banheiros.
Todos os presentes puderam verificar os estragos, e também foram tiradas fotografias para comprovação dos danos causados. Após discussão, foi decidido que, por se tratar de espécie não nativa, as árvores deverão ser removidas para evitar maiores danos à estrutura do prédio do CEMEI. Como medida compensatória, será realizado o plantio de espécies de pequeno porte no local, garantindo a manutenção da arborização e minimizando futuros impactos na infraestrutura do CEMEI.
Então foi solicitado a Secretaria de Obras o corte, já sendo executado o mesmo. E também já foram adquiridas mudas através de doação pela CEMIG já pensando na compensação e no melhor local para o plantio.
Lembrando também que nas dependências encontram muitas baratas e escorpiões que também são provenientes do esgoto. Logo uma das medidas necessárias é retirada das raízes da tubulação para desobstrução dessas redes comprometidas.
“Sabemos que as árvores são extremamente importante para o Meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas, mas devemos ter consciência para o tipo de espécie a ser plantada em áreas urbanas para evitar certos danos e prejuízos futuros”, ressaltou a Prefeitura de Ibituruna.
Fonte e foto: Prefeitura de Ibituruna