“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A região do Nacional esteve em festa no sábado (27), com a entrega a inauguração do campo do Terrestre, no bairro Vale das Amendoeiras, em Contagem. A área foi totalmente revitalizada, realizando mais um sonho de mais de 40 anos de toda a comunidade, especialmente os jogadores de futebol amador, os apaixonados pelo esporte, os jovens e as crianças.

Durante a solenidade, a prefeita Marília Campos, aproveitou para anunciar que no próximo mês as regiões do Nacional e Ressaca vão ganhar um pacote de obras do programa Asfalto Novo, a 3º etapa do programa que está renovando o asfalto de toda a cidade. Para a região em específico, a Chefe do Executivo ainda falou sobre as obras da UPA Nacional, de dois Cemeis na região e de outros investimentos.

O campo do Terrestre já era utilizado pelas crianças da redondeza, que praticavam atividades esportivas realizadas por projetos sociais, mas devido à poeira vinda da terra que havia no campo, as atividades tiveram que ser suspensas, pois poderiam afetar a saúde da garotada. A obra custou R$1 Milhão e foi realizada com recursos municipais e emendas de parlamentares, como o deputado Rogério Correia.

Além da grama sintética, aplicada em toda a extensão do campo (9.500,00 m²), a área recebeu alambrados, novas travas do gol, sinalização horizontal e um sistema de drenagem para o escoamento da água da chuva. A revitalização foi feita pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), que utilisou os parâmetros oficiais da Fifa e, graças a isto, poderá ser inscrito em torneios e campeonatos da Federação Mineira de Futebol (FMF).

“O campo está todo coberto com grama sintética e protegido com um alambrado que possibilita o retorno das atividades que as crianças tanto amam e vai proporcionar mais lazer, alegria e qualidade de vida para elas e toda a população”, disse a prefeita.

Estão em fase de construção os vestiários, as arquibancadas e uma pista de caminhada ao redor do campo, atendendo a um pedido especial da prefeita Marília Campos. “Esta pista é para que toda a comunidade possa de um jeito ou de outro aproveitar este novo equipamento, que servirá não apenas para o de lazer, mas que será um lugar de encontro das pessoas, das famílias”, afirmou Marília.

O secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro, destacou as inúmeras realizações da atual gestão para o incentivo ao esporte na cidade. “Essa é mais uma iniciativa que vem para melhorar a qualidade de vida da comunidade, além de estimular as práticas esportivas”, disse.

A revitalização incluiu, ainda, melhorias como a construção de uma rampa de acesso, asfaltamento na área de estacionamento, regularização da área, limpeza geral, instalação de corrimão e nova iluminação.

“A instalação da grama sintética representa um avanço significativo para a comunidade, proporcionando condições ideais para o desenvolvimento técnico e tático dos jogadores, elevando a qualidade das partidas, além de promover um ambiente ideal para o fomento do talento esportivo, proporcionando o lazer e o bem-estar”, completou Ivayr.

Moradora da região, a cruzeirense, Karina Pereira da Silva, 42 anos, mãe dos atleticanos Gabriel Caula, 10 anos, e dos gêmeos Thiago Caula e Lucas Caula, 4 anos, estava presente na inauguração e muito satisfeita por poder contar com um campo que vai dar estrutura para o entretenimento dos filhos.

“Maravilhoso, ter um campo assim, pois além de valorizar o bairro, nem se fala das vantagens para as crianças porque antes eles já achavam divertido. Vai ser um ponto de encontro para eles, pros amiguinhos, pura diversão. É um sonho de muitos anos que eles têm, todo mundo, os moradores, não só as crianças, mas o pessoal em geral. É só agradecer mesmo”, disse.

A bola começou a rolar logo após a prefeita dar o chute inicial para uma partida de futebol feminino da categoria Sub-10 versus a Sub-20, formadas pelo projeto social F9 que treina meninas no futebol em Belo Horizonte e região metropolitana.  Ao longo de todo domingo (28) haverá partidas de futebol amador e Sub-15. O campo do Terrestre fica na Rua Seis, nº 1, esquina com a Av. Tancredo Neves, Vale das Amendoeiras, região do Nacional.

Com informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Janine Moraes / PMC