“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Na tarde de terça-feira (6/2), a prefeita Marília Campos recebeu, em seu gabinete, representantes do audiovisual mineiro para uma conversa sobre o atual cenário do setor em Contagem. Estiveram presentes o secretário de Cultura, Ramon Santos, os produtores Thiago Correia, Gabriel Martins, André Novais e Maurílio Martins, da Filmes de Plástico, Raquel Hallak e Paulo Quintino, da Universo Produções, e Marcus Honorato, da MH Produções Culturais.

Na conversa, debateram a importância das políticas públicas ativas no município para o desenvolvimento e reconhecimento nacional do cinema produzido em Contagem. O grupo também argumentou a necessidade de incentivar o aperfeiçoamento técnico de jovens e adultos que queiram ingressar no mercado de trabalho do audiovisual.

Incentivo ao audiovisual

O incentivo da Prefeitura de Contagem ao audiovisual é real. Além dos projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, o chamamento público “Fomento ao Audiovisual”, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, irá disponibilizar um montante de mais de 3 milhões para o setor. O valor será distribuído em três categorias, apoiando aos festivais/mostras e cineclube.

Mostra Audiovisual Escolar

A Mostra Audiovisual Escolar – Mave promove e estimula as expressões culturais por meio da linguagem cinematográfica. Em sua primeira edição, os participantes expressaram suas lembranças e sentimentos relacionados à escola durante o período da pandemia, com o tema “Minha Escola tem Memória”. O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura e a Fundação de Ensino de Contagem – Funec.

O Cineclube Contagem

O Cineclube tem o objetivo de promover experiências de cinema para a população que não tem a oportunidade de assistir a uma grande exibição de filmes, além de trazer um bate-papo, ao final, para fortalecer os momentos de reflexão. A experiência também aborda temas variados, como raça, gênero, sexualidade, entre outros, para a formação de uma sociedade esclarecida, sem preconceitos e que promovam a inclusão.

Fonte: Prefeitura de Contagem

Fotos: Janine Moraes