“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Escola Municipal José Monteiro de Castro abre suas portas novamente após dois anos de trabalhos, renovada e pronta para receber cerca de 200 alunos, do 1º período ao 9º ano, e membros da comunidade, no bairro Boa Vista, em Contagem. A prefeitura realizou um processo de revitalização, devido aos impactos das chuvas em um talude próximo ao local.

O prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza, disse que “a entrega da escola revitalizada é um momento de celebração e renovação para toda a comunidade que tem uma relação de carinho com o local. É muito gratificante ver todos comungando do mesmo sentimento de alegria e harmonia”.

Ele ainda acrescentou que “a escola é uma extensão da família, onde são preservados os valores sociais, morais e éticos e que tem um grande papel na formação do cidadão e no espírito de cidadania. Estou muito satisfeito com o trabalho que estamos fazendo na Educação”.

Moradora do Boa Vista há 35 anos, Geralda Santana, mais conhecida como Leninha, falou da sua satisfação em presenciar a reabertura da escola. “Meu coração está a mil, aqui foi meu primeiro emprego, é muito emocionante saber que nossa escola está aberta novamente para a comunidade”.

Revitalização

Além da construção de dois muros gabiões que vão garantir a estabilidade dos taludes, principalmente em períodos chuvosos, a Prefeitura de Congonhas revitalizou a escola com intervenções como: espaço de convivência, horta, pomar, pintura, reforma da quadra e cozinha, dentre outras.

O secretário de Educação, Rodrigo Mendes, que já foi aluno da Escola Municipal José Monteiro de Castro, reforçou que “investir na infraestrutura escolar é fundamental para proporcionar ensino de qualidade e oportunidades de crescimento e aprendizagem para todos os alunos. Estamos em uma jornada contínua de sucesso e prosperidade para a Educação Municipal”.

Com informações da Prefeitura de Congonhas

Fotos: Reinaldo Silva Karolina Khater