A Prefeitura de Carvalhópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última semana uma roda de conversa com foco na inclusão e no fortalecimento da aprendizagem de alunos atípicos. O encontro reuniu profissionais da educação, especialistas e representantes da rede de Machado para discutir o tema: “Os desafios dentro da rede de educação com alunos atípicos, inseridos na perspectiva das abordagens quanto à aprendizagem”.
O evento integrou a programação de formação pedagógica voltada a professores, monitores e estagiários da rede municipal de ensino. O objetivo foi ampliar o entendimento sobre práticas inclusivas e os caminhos possíveis para uma educação mais equitativa e efetiva.
Para enriquecer o debate, participaram da roda de conversa a psicóloga Talita Carvalho, a assistente social Hélida Carvalho, a diretora da APAE de Machado, Alexsandra, e a psicopedagoga e diretora do NIFE (Núcleo de Inclusão e Formação Educacional) de Machado, Pollyani Gambi. Com diferentes perspectivas e áreas de atuação, as convidadas compartilharam experiências, desafios e estratégias utilizadas em suas realidades, contribuindo com reflexões fundamentais para o fortalecimento do atendimento educacional especializado.
A roda de conversa foi mais um passo da gestão municipal no compromisso com uma educação de qualidade e acessível a todos, reafirmando o papel da escola como espaço de transformação social e respeito à pluralidade humana.



Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de Carvalhópolis
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional