“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Promover o bem-estar, a integração social e a qualificação profissional, estimulando a saúde, o esporte, a cultura, o lazer e o aprendizado. Esse é o objetivo da parceria entre a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Governo, e o Instituto Ramacrisna com o Projeto CASA (Cultura, Assistência Social e Atividades Esportivas), que está com inscrições abertas.

A iniciativa, que passou por um período de testes com aulas-piloto nos dois últimos meses, oferece gratuitamente, nas dez regiões da cidade, ações como cursos, oficinas culturais, atividades físicas diversas, dentre outras, a crianças, jovens, adultos e idosos moradores de Betim.

O projeto da gestão municipal executado em parceria com o Instituto Ramacrisna conta com 24 polos em diferentes bairros da cidade. Neles são oferecidas atividades como ginástica, pilates, futebol, natação, artes marciais, além de aulas de teoria musical, violão, percussão, pintura, dentre outras.

A saúde mental também é um dos focos do projeto, que oferece atendimento social e psicológico, com grupo de terapia para idosos e mães. Além disso, a iniciativa contempla o aprendizado e a formação profissional, com aulas de empreendedorismo e inclusão digital.

Interessados em se inscrever nas atividades devem comparecer ao polo que oferece a oficina escolhida munidos de identidade, CPF e comprovante de endereço. Para os menores de idade, é necessário o acompanhamento dos pais ou responsáveis, que devem apresentar os mesmos documentos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista completa com o endereço dos polos e as atividades oferecidas em cada um deles está disponível no link .

“O Projeto Casa é uma iniciativa de alto impacto social que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população betinense, pois amplia o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos a atividades que estimulam a cultura, o esporte, a saúde e a capacitação profissional. A iniciativa nasceu em novembro de 2023, veio passando por testes e, agora, toma fôlego para ocorrer de forma expressiva. Um dos diferenciais é o alcance da ação, com 24 polos espalhados pelas dez regiões de Betim, o que possibilita que toda a comunidade tenha acesso às atividades perto de casa”, ressalta o secretário municipal de Governo, Jaime Thalles.

Com informações da Prefeitura de Betim

Foto: Artesanato Produtora