“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Belotur, por meio do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, está representando a capital mineira no ‘8° Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT)’, que está sendo realizado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de 27 e 30 de maio. Durante o evento, a empresa municipal apresentou na última segunda-feira o estudo intitulado ‘Os Principais Determinantes na Avaliação de Eventos em Belo Horizonte’.

Nesta quarta-feira (29), em uma das rodas de conversa do evento, será apresentado um resumo do trabalho realizado pelo Observatório de Belo Horizonte no monitoramento das práticas do turismo na capital mineira.

O estudo elaborado pelo Observatório do Turismo teve como principal objetivo entender quais os determinantes que influenciam na avaliação geral de cinco grandes eventos que ocorreram em Belo Horizonte no ano de 2023: o Carnaval e o Arraial de Belo Horizonte, a Virada Cultural e os festivais de Arte Negra e Literário Internacional. Lembrando que a capital mineira vem se destacando no circuito nacional das grandes agendas de entretenimento.

Revelando a experiência do público, os resultados apontaram que a sensação de segurança foi o fator determinante para a alta avaliação dos eventos. Assim, com as pessoas se sentindo mais seguras, a avaliação tende a ser mais positiva. O estudo utilizou-se de métodos de análise avançados, como regressão múltipla e diagnóstico descritivo dos participantes.

“Os resultados desta pesquisa fornecem insights valiosos para os gestores de eventos, autoridades locais e todos os envolvidos na promoção do turismo em Belo Horizonte”, afirmou Maria Thereza, representante do Observatório no Encontro da RBOT. O artigo elaborado pela Belotur será apresentado como parte das discussões sobre os desafios e oportunidades na governança dos destinos turísticos. A inclusão deste estudo destaca a relevância do tema para a comunidade do Turismo no Brasil e o potencial para informar políticas e práticas no setor. Os detalhes completos desta pesquisa estarão disponíveis para o público no site do Observatório do Turismo de Belo Horizonte.

Nesta quarta-feira, o Observatório do Turismo de Belo Horizonte apresentará em um painel do evento o panorama detalhado dos casos de sucesso, a trajetória, as conquistas, as publicações e os desafios na produção de informações do setor. O Observatório tem se destacado no monitoramento do turismo da capital mineira, fornecendo uma visão confiável e orientadora do cenário turístico, identificando tendências, padrões de comportamento dos visitantes e impactos econômicos no município. O trabalho realizado pelo Observatório contribui não apenas para o crescimento do segmento, mas também para a governança e políticas públicas de fomento do destino.

Sobre a RBOT

Com o tema ‘Os Dados Como Alicerces na Governança dos Destinos Turísticos’, o 8° Encontro da RBOT é uma oportunidade para representantes de mais de 40 observatórios de turismo de todo o país promoverem reflexões sobre os avanços da rede, propondo pesquisas futuras para o setor turístico no Brasil. O evento contará ainda com palestras, mesas redondas e a 2ª Mostra de Pesquisa Científica e Mercadológica da RBOT, que apresentará trabalhos acadêmicos em banners e slides. A agenda pode ser acompanhada por meio do canal do Youtube da Universidade do Estado do Amazonas.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Foto: Divulgação / PBH