“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Belo Horizonte promove neste domingo (26) uma ação voltada para a saúde dos olhos. Como forma de celebrar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, médicos oftalmologistas vão realizar exames gratuitos para rastrear possíveis casos da doença. O evento será no Parque Municipal Renné Giannetti, Avenida Afonso Pena, 1.377, no Centro, das 8h às 12h.

Durante a ação haverá testes para medir a pressão intraocular e avaliar o nervo óptico, que são resultados importantes para a prevenção do glaucoma. Os exames não levam mais do que oito minutos. Além disso, os profissionais da saúde vão esclarecer as dúvidas e orientar a população quanto aos fatores de risco e a importância de se fazer o acompanhamento oftalmológico desde a infância.

Qualquer pessoa poderá participar das ações deste domingo, independentemente da idade. Cabe destacar que aqueles que tiverem alteração nos exames terão uma consulta oftalmológica agendada em um serviço do SUS-BH.

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível do mundo. É uma doença progressiva do nervo óptico que pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Justamente por ser silenciosa, é preciso que a população entenda a necessidade de se consultar com o médico oftalmologista regularmente. Os sinais só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa está perdendo a visão periférica e vê bem o que está na frente, mas não enxerga o que está dos lados.

Além disso, pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, que tenham mais de 40 anos, com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização das consultas de rotina, já que apresentam maior risco de desenvolver a doença. O tratamento pode ser feito com colírios, cirurgias ou uso do laser, a depender da necessidade de cada caso.

A rede SUS-BH oferece toda a assistência necessária para as pessoas com glaucoma, desde a avaliação e diagnóstico até o acompanhamento contínuo e o tratamento. Para solicitar a consulta oftalmológica pelo SUS, basta procurar o centro de saúde de referência. O endereço das 152 unidades pode ser verificado no portal da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil