“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Belo Horizonte formou mais uma turma do Programa Estamos Juntos nesta sexta-feira (24), no Centro de Referência das Juventudes. Os certificados foram entregues a 21 participantes, totalizando 418 concluintes de 30 turmas. A ex-aluna Katia Regina dos Santos comemora o avanço na trajetória profissional após participar da ação em 2023, atuando em frente de trabalho da PBH e de empresa.

“Estou me preparando para assumir a vaga do concurso em que fui aprovada. O Estamos Juntos contribuiu muito para os meus resultados”, declarou.

O Estamos Juntos oferece formação socioprofissional a pessoas com trajetória de vida nas ruas ou em situação de rua, visando o desenvolvimento dos participantes e a promoção da inclusão produtiva.

Até o momento, 257 pessoas foram encaminhadas às frentes de trabalho da PBH e 117 estão ativas no setor. Mais 40 foram contratadas no mercado formal de trabalho. E uma pessoa realiza serviços autônomos de pinturas e reformas. “É gratificante ver os impactos dessa iniciativa da Prefeitura. E perceber o retorno positivo do programa, porque os participantes acreditam na transformação que essa ação pode trazer para a trajetória não somente profissional, mas de vida”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales.

A capacitação tem duração de seis meses, dividida em duas etapas: formação socioprofissional e frentes de trabalho. Os alunos ainda recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 540. A previsão é que o programa qualifique 1 mil pessoas. Os formandos passam a integrar um banco de talentos para encaminhamento às frentes de trabalho nos órgãos da PBH e contratações por empresas parceiras.

Como ser parceiro

Empresas interessadas em se tornarem parceiras da PBH podem entrar em contato pelo e-mail estamosjuntos@pbh.gov.br ou pelo telefone 3277-6375. Como incentivo à participação, as empresas que aderem ao programa recebem o selo de responsabilidade social que dá a elas alguns benefícios, como a possibilidade de acessar condições especiais de negociação de dívidas com a PBH.

Fonte e foto: Prefeitura de Belo Horizonte