Entre os dias 20 e 22 de novembro, a Prefeitura de Andradas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Cultura, participou da 12ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), realizada no Expominas, em Belo Horizonte. O evento, que reuniu produtores de todo o Brasil e compradores internacionais, destacou o Brasil como o maior produtor mundial de café.
A Prefeita Margot Pioli ressaltou a importância da cafeicultura para o desenvolvimento socioeconômico de Andradas, com 2.700 famílias dedicadas à produção do grão. “Um dos papéis do Poder Público é incentivar a produção desse grão tão nobre e buscar políticas que ajudem a valorizar essa atividade”, afirmou a prefeita.
No estande da Prefeitura de Andradas, o público pôde conhecer diversas marcas de cafés andradenses, incluindo os vencedores do 6º Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés de Andradas e os três cafés classificados para a 2ª fase do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés. Também foram expostos artesanatos do Grupo Tramas da Terra, destacando a cultura local.
Durante o evento, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Cultura convidou os participantes para a 3ª edição do Andradas Café Festival, que será realizado entre 25 e 27 de abril de 2025, com o objetivo de fortalecer a imagem do município como um grande produtor de cafés especiais.
As marcas de cafés andradenses presentes na SIC 2024 incluem: Lozano, Santa Edwiges, Amabilíssimo, Café da Tamires, Roccia, Resenha, Tostati, Casa Branca Orgânica, Cultivar, Lorena, ACAFEG, Cavalari, Fazenda Santa Bárbara e o café do produtor Flávio Mariano, campeão do 6º Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés de Andradas.
Fonte e foto: Prefeitura de Andradas