A Prefeitura de Guiricema, em parceria com a Defesa Civil Municipal, concluiu com sucesso as obras de restabelecimento nos locais do município atingidos pelas fortes chuvas ocorridas em 5 de janeiro de 2025. A tempestade motivou a decretação de Situação de Emergência, homologada pela Defesa Civil Estadual e posteriormente deferida pela Defesa Civil Nacional, vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Os trabalhos contemplaram a reconstrução de estruturas essenciais para a segurança e mobilidade da população. Entre as principais intervenções, destacam-se o restabelecimento da ala lateral de proteção em concreto armado e guarda-corpos na comunidade da Camelinha, com investimento de R$ 36.582,54, e a recuperação da ala lateral de proteção da drenagem na comunidade de Laranjeiras, no valor de R$ 7.713,76. O empenho total das metas aprovadas atingiu R$ 44.296,30.
Após processo legal de licitação, inicialmente vencido pela empresa APOGEU, que posteriormente desistiu da execução, uma nova concorrência foi realizada, sendo a empresa Concreta responsável pela conclusão das obras. A prorrogação do prazo foi solicitada e autorizada pelo MIDR e pela Defesa Civil Nacional, culminando na finalização dos serviços no início de novembro de 2025.
As obras garantem maior segurança e conforto para o tráfego de veículos oficiais, transporte escolar, ambulâncias, produtores rurais e comerciantes locais. Além disso, permitem o escoamento seguro de produtos agrícolas, leite e hortifrutigranjeiros, bem como o acesso às olarias e residências, restabelecendo a mobilidade e a acessibilidade para toda a população.
A Prefeitura de Guiricema reforça que toda a documentação referente ao processo de licitação e à prestação de contas está disponível nos setores de Licitação, Finanças e Defesa Civil Municipal, sendo também inserida no Sistema S2ID, assegurando transparência e controle público.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Guiricema.
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
