O período para que jovens do sexo masculino que completam 18 anos neste ano realizem o alistamento militar obrigatório encerra-se na segunda-feira, 30 de junho de 2025. A mesma data também marca o fim do prazo para que mulheres nascidas em 2007, que desejam ingressar voluntariamente no serviço militar, formalizem sua inscrição.
Conforme informações do Ministério da Defesa, o procedimento pode ser feito de maneira online, por meio do site oficial do alistamento, ou presencialmente, em qualquer Junta de Serviço Militar (JSM) do país. O processo seletivo, válido para Marinha, Exército e Aeronáutica desde 2003, é composto por cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e, por fim, a incorporação ou matrícula.
No caso específico do serviço militar feminino, a adesão é opcional, mas, uma vez incorporadas, as mulheres passam a ter vínculo obrigatório com as Forças Armadas. O programa, anunciado em agosto de 2024, oferece 1.465 vagas nesta primeira fase: 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica. A candidatura está limitada a mulheres residentes em um dos municípios tributários previamente definidos.
As vagas estão distribuídas em 28 cidades que possuem unidades militares das três forças, localizadas em 13 estados e no Distrito Federal. Os municípios contemplados são: Águas Lindas de Goiás, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Canoas, Cidade Ocidental, Corumbá, Curitiba, Florianópolis, Formosa, Fortaleza, Guaratinguetá, Juiz de Fora, Ladário, Lagoa Santa, Luziânia, Manaus, Novo Gama, Pirassununga, Planaltina, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria, Santo Antônio do Descoberto, São Paulo e Valparaíso de Goiás.
Com informações: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional