As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 encerram-se hoje, sexta-feira (06), às 23h59 (horário de Brasília). O processo de cadastro deve ser feito exclusivamente na Página do Participante, por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela gestão de todas as etapas do exame.
Como se inscrever
- Acesse a Página do Participante no site do Inep.
- Candidatos cujo pedido de isenção da taxa de inscrição ou justificativa de ausência no Enem 2024 tenha sido aprovado devem, mesmo assim, realizar a inscrição para confirmar participação.
- Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública contarão com inscrição pré-preenchida, mas precisam atualizar os dados solicitados e confirmar o cadastro. Esses concluintes não pagarão a taxa de inscrição.
Novidade: uso do Enem para certificação de conclusão do ensino médio
Em 2025, o Enem volta a ser opção para certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência. Podem se inscrever nessa modalidade:
- Candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio.
- Quem obtiver 450 pontos ou mais em cada área do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza).
- Quem alcançar 500 pontos ou mais na redação.
Participantes “treineiros”
Poderão também se inscrever como treineiros os interessados que:
- Concluirão o ensino médio após 2025;
- Ainda não cursam ou não concluíram o ensino médio e desejam autoavaliar conhecimentos.
Atendimento especializado e nome social
O prazo para solicitar atendimento especializado (pessoas com deficiência, lactantes, gestantes, entre outros) e tratamento por nome social termina hoje, junto com as inscrições.
- A solicitação de atendimento especializado deve ser feita via Página do Participante, anexando documentos que comprovem a condição.
- Quem já teve documentação aprovada pelo Inep em edições de 2021 a 2024 não precisa anexar nova comprovação.
- Informações sobre os documentos exigidos e as situações previstas constam no edital, disponível para consulta.
- Pessoas com deficiência auditiva ou surdez podem acessar o edital em Libras no canal do Inep no YouTube.
- O nome social é destinado a participantes travestis, transexuais ou transgêneros e deve coincidir com o cadastrado na Receita Federal. Ele aparecerá em documentos como o cartão de confirmação e as provas.
Taxa de inscrição e isenção
O valor da inscrição para não isentos é R$ 85, pago até quarta-feira (11), via Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Formas de pagamento aceitas: Pix (por QR Code do boleto), cartão de crédito ou débito em conta corrente/poupança.
Geram boleto para pagamento apenas quem:
- Teve isenção reprovada ou justificativa de ausência em 2024 não aceita;
- Não se enquadrar em nenhuma das situações isentas.
Estão dispensados do pagamento da taxa:
- Concluintes do ensino médio em 2025 matriculados em escola pública (regular ou EJA).
- Quem usar o resultado do Enem 2025 para certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência, desde que esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do governo federal.
Datas de aplicação das provas
O Enem 2025 volta ao formato tradicional de quatro provas objetivas (45 questões cada) e uma redação, aplicadas em dois domingos consecutivos. Em todo o país, exceto nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (Pará), onde as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro (em razão da COP 30). As demais cidades terão as etapas nos dias:
- 9 de novembro (domingo): Tecnologias da Informação e Comunicação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Duração: 5h30.
- 16 de novembro (domingo): Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias. Duração: 5h.
Com as informações: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional