A Prefeitura de Pouso Alegre lançou a programação do Maio Amarelo 2026 por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A campanha será aberta oficialmente na Praça João Pinheiro, em 6 de maio, às 8h30, e seguirá ao longo do mês com ações educativas, blitze de conscientização, palestras e intervenções urbanas em diferentes pontos do município.
A proposta da campanha é chamar a atenção para a empatia, o respeito e a responsabilidade coletiva no trânsito. A agenda combina atividades voltadas a condutores, pedestres, empresas e estudantes, em uma estratégia que distribui ações por várias regiões da cidade para ampliar o alcance da mensagem. Logo na primeira semana, a programação prevê blitz educativa em 7 de maio, das 9h às 10h30, na Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, próximo à Unilever, e nova blitz em 8 de maio, no mesmo horário, na Avenida Pinto Cobra.
A segunda semana concentra iniciativas em áreas de grande circulação. A conscientização no semáforo ocorrerá em 12 de maio, às 10h, no cruzamento da Avenida Dr. Lisboa com a Rua Dom Neri. No dia seguinte, a Praça João Pinheiro recebe a atividade Escola na Praça, às 9h, enquanto a BR-459 terá blitz educativa das 14h às 15h30, próximo ao Cidade Jardim. A agenda continua com palestra na Viação Cometa em 14 de maio, às 8h, e com nova blitz em 15 de maio, das 9h às 10h30, na Rua Alferes Augusto Gomes de Medela.
Na sequência, estão previstas blitz na Avenida Prefeito Tuany Toledo em 19 de maio, Escola na Praça e nova ação na BR-459, perto do Cantagalo, em 20 de maio, além de conscientização no semáforo em 21 de maio, no encontro da Avenida Dr. Lisboa com a Avenida Vicente Simões. O cronograma inclui ainda blitz na base da PRF, em Cruz Alta, no dia 22, palestra na Venetour Turismo em 26 de maio, blitz na Avenida Ericsson Flávio da Silva em 27 de maio, ação na Rua Alberto Paciulli em 28 de maio e encerramento em 29 de maio, às 8h30, novamente na Praça João Pinheiro.
Parte de um movimento internacional voltado à redução dos sinistros de trânsito, o Maio Amarelo ganha em Pouso Alegre uma programação ampla, distribuída ao longo de quase todo o mês. Ao investir em informação e presença educativa em vias, empresas e espaços públicos, o município reforça que preservar vidas depende de comportamento responsável e de atenção permanente no cotidiano urbano.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações e foto de: Prefeitura de Pouso Alegre
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
