A cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas, prevê ocupação total em sua rede hoteleira no fim de semana, entre 23 e 24 de maio, impulsionada por dois grandes eventos na região. De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA), na quarta-feira, 21 de maio, os hotéis associados já registravam ocupação entre 75% e 90%. A expectativa é ultrapassar os 95% entre sexta e domingo, período de maior fluxo de turistas.
Um dos principais atrativos é a celebração no Santuário de Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos e da maternidade, que acontecerá nos dias 23 e 24 de maio. Localizado no Bairro dos Ferreiras, zona rural de Pouso Alegre, o espaço — com mais de 16 hectares — é o maior dedicado à santa no mundo. O local, que fica a menos de 25 quilômetros do centro da cidade, recebe fiéis de todo o país e conta com gruta, mirante e área de atendimento espiritual. O funcionamento ocorre diariamente das 8h às 16h, com atendimentos às quartas, às 19h, e aos sábados, às 10h e 15h.
Ao mesmo tempo, Santa Rita do Sapucaí realiza a tradicional festa em homenagem à padroeira Santa Rita de Cássia e ao aniversário do município. Com início em 22 de maio, a programação se estende por nove dias e deve reunir mais de 150 mil pessoas. Nos dias 22, 23 e 24 de maio, shows com Teodoro e Sampaio, Arte Popular e Marcos & Belutti devem atrair mais de 45 mil pessoas.
A movimentação pode injetar cerca de R$ 30 milhões na economia local. Como Pouso Alegre está a cerca de 30 quilômetros de distância, muitos visitantes se hospedam na cidade, movimentando também o setor de alimentação fora do lar.
Por Eduardo Souza
Com informações: Iago Almeida / Assessoria de Com. SINDIPA
Fotos: Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí e Redes Sociais