Uma ofensiva contra um grupo investigado por tráfico de drogas e homicídio foi deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais, com o suporte da Polícia Militar, na quinta-feira, 29 de maio, nos municípios de Periquito, no Vale do Rio Doce, e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Coordenada pela Delegacia Regional de Governador Valadares, a ação resultou na prisão em flagrante de um homem de 26 anos em Periquito, e de uma mulher de 24 anos em Contagem. Durante o cumprimento de mandados, foram apreendidos diversos itens relacionados às atividades ilegais, como uma arma de fogo calibre 9mm, munições de calibres 9mm e 38, balança de precisão com vestígios de drogas, celulares, embalagens para entorpecentes, placas cerâmicas utilizadas em coletes balísticos e um balde enterrado contendo resquícios de drogas.
A operação é parte do desdobramento de investigações iniciadas em 2024 pela equipe de apuração de homicídios de Governador Valadares. Em dezembro do ano passado, as diligências já haviam resultado em mandados de busca. Com o avanço das apurações, sete mandados de prisão e 11 de busca e apreensão foram expedidos judicialmente. Quatro prisões ocorreram antes da operação, e, além da prisão em flagrante, também foi cumprido o mandado contra a mulher detida nesta quinta. Dois dos investigados seguem foragidos, sendo que um deles está nos Estados Unidos e já foi incluído na lista vermelha da Interpol.
O delegado Ciro Roldão afirmou que as forças de segurança permanecem empenhadas em identificar e desmantelar completamente o grupo. As investigações continuam para localizar os demais suspeitos e aprofundar o conhecimento sobre as ações do esquema criminoso.
Por Eduardo Souza
Com informações: Polícia Civil de Minas Gerais
Foto: PCMG/Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional