Agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) realizaram uma operação na sexta-feira (21/3) para desarticular um esquema de desvio de armas e munições para o crime organizado nas zonas norte e oeste do Rio de Janeiro. Renan Rangel Pinheiro, com licença de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), foi preso em flagrante em sua residência no bairro de Sampaio. Ele é acusado de adquirir armas e munições em grande escala para abastecer o tráfico de drogas.
As investigações revelaram que, entre 2020 e 2024, Renan movimentou mais de R$ 600 mil em compras de munições e acessórios para fuzis, quantia incompatível com sua renda declarada. Entre 2022 e 2023, chamou a atenção o volume de itens adquiridos, como 125 carregadores de fuzil, 40 de pistola e mais de 60 mil munições, números que excedem a utilização esportiva ou colecionadora.
Durante a operação, realizada simultaneamente nos bairros de Sampaio e Campo Grande, foram apreendidos três fuzis, cinco pistolas, um revólver, centenas de munições, acessórios para armamento e um veículo clonado.
Renan Rangel também é investigado por suposto envolvimento na aquisição de munições desviadas de uma loja em São Paulo. A operação reforça os esforços para coibir o fornecimento de armas e munições ao tráfico e segue com novas etapas para apurar os desdobramentos do caso.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: FreePik