A tradicional cena de charretes circulando pelas ruas de Poços de Caldas (MG) pode estar perto de se tornar apenas uma lembrança. Nesta quarta-feira (13), às 18h, a Câmara Municipal realiza uma audiência pública que colocará em pauta a possível substituição das charretes puxadas por cavalos por veículos elétricos, voltados ao turismo na cidade.
A proposta, enviada recentemente pela prefeitura ao Legislativo, pretende encerrar de forma definitiva o uso de tração animal no transporte turístico, uma reivindicação antiga de defensores da causa animal. Em seu lugar, seriam implantadas charretes elétricas, operadas via concessão pública.
A discussão envolve não apenas o impacto cultural e histórico do fim das charretes tradicionais — símbolo de Poços há décadas —, mas também aspectos sociais e econômicos. No novo projeto de lei, o Executivo propõe uma indenização de R$ 15.180,00 para cada charretista afetado pela mudança. Contudo, vereadores já apresentaram cinco emendas e duas subemendas, sendo uma delas para dobrar o valor da compensação para R$ 30 mil.
Essa é a segunda tentativa da prefeitura, em menos de um ano, de aprovar uma legislação que encerre a atividade com tração animal. A primeira proposta não foi adiante.
A audiência pública desta quarta-feira é aberta à participação de qualquer cidadão, que poderá se manifestar sobre o tema. O encontro será realizado presencialmente na Câmara e também transmitido ao vivo pelas redes sociais, incluindo o Facebook e o canal da Câmara no YouTube. Com informações do G1 / Foto: Prefeitura de Poços de Caldas/Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional