Na quinta-feira (20/03), Pitangui recebeu a visita do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH), que se reuniu com secretários municipais, professores, especialistas da Epamig e representantes de outros órgãos para discutir e levantar pontos importantes sobre o Rio Pará no percurso do município. O objetivo foi iniciar o mapeamento dessa importante via hídrica por meio de um novo projeto promovido pelo CBH do Rio Pará.
Pitangui já participou do projeto de expedição do Rio Pará em 2023, e agora, o foco é realizar um mapeamento detalhado do rio, essencial para o planejamento e conservação da bacia hidrográfica. A gestão municipal reforçou a relevância do Rio Pará não só para o abastecimento de água da cidade, mas também para toda a região, destacando a importância da preservação e da gestão sustentável dos recursos hídricos.
A Prefeitura de Pitangui reconhece que a responsabilidade pela preservação da capacidade hídrica do Rio Pará é uma tarefa coletiva que envolve o poder público, a sociedade civil e as entidades relacionadas. A realização deste mapeamento é mais um passo importante para garantir a sustentabilidade e a segurança hídrica para o futuro do município e da região.
Por Graziela Matoso/ Fonte e foto: Prefeitura de Pitangui