O pianista e compositor Írio Júnior lança nesta segunda-feira (18/8) o álbum instrumental “Nuance”, seu primeiro trabalho autoral, disponível nas plataformas digitais. Com sete faixas, o disco marca uma nova fase na carreira do músico, que busca maior liberdade criativa e se distancia do improviso que caracterizou seus projetos anteriores.
Mineiro de Belo Horizonte, Írio estudou música clássica até os 22 anos e, mais tarde, passou a explorar o jazz de forma autodidata. Atuou com nomes como o saxofonista Vinícius Dorin e integrou o Nenê Trio, com o qual gravou seis discos. Em “Nuance”, Írio aposta em composições mais estruturadas, com foco na melodia, no toque e nas nuances sonoras do piano, refletindo sua base erudita.
O pianista destaca que a faixa-título foi a guia do projeto e revela que a única faixa mais virtuosística do disco é “Sentido contrário”. Segundo ele, o álbum é um retrato mais fiel de sua personalidade musical, sem seguir modelos ou estilos preestabelecidos. “Deixei fluir o que está dentro de mim. A estrutura, a harmonia e a cadência mostram isso”, afirma.
Com influências que vão da música clássica ao rock – incluindo sua admiração pela banda Judas Priest –, Írio já pensa no segundo álbum solo e planeja explorar novas combinações como piano e voz ou piano e percussão, além de se aventurar na criação de trilhas sonoras.
Da Redação com informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional