A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) está desenvolvendo um diagnóstico para mapear o estágio atual dos processos, estruturas e práticas voltadas à recuperação de créditos na União, nos estados e nos municípios. A iniciativa, conduzida em Brasília, recebe contribuições até o dia 20 de agosto e terá seus primeiros resultados apresentados no II Congresso Nacional da Dívida Ativa, marcado para os dias 27 a 29 deste mês.
Segundo João Grognet, procurador-geral adjunto da Dívida Ativa da União e do FGTS, o diagnóstico servirá de base para a formulação de planos de ação customizados, com o objetivo de aprimorar a gestão e aumentar a eficiência na cobrança de créditos públicos. “Esse diagnóstico será ferramenta fundamental para avaliarmos onde estamos e, mais importante, onde podemos melhorar”, afirmou.
O trabalho identificará práticas bem-sucedidas que possam ser replicadas em outras regiões, bem como áreas que necessitam de melhorias, como o uso de tecnologias, capacitação de equipes e modelos de governança. A proposta é fortalecer a gestão fiscal por meio de ações coordenadas entre os entes federativos.
A ação conta com apoio do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Compeg) e da Associação Nacional das Procuradoras e dos Procuradores Municipais (ANPM), responsáveis por divulgar a pesquisa entre os órgãos públicos.
Da Redação com informações da Prefeitura de Brasília
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional