Pepe era apelido de José Mujica , Presidente do Uruguai que morreu ontem. O mais pobre presidente do mundo porque doava 90% de seu salário para os pobres. Vivia com mil e poucos pesos, menos do que o salário mínimo brasileiro , em sua casa de teto de zinco azul, longe do palácio da Presidência. Trabalhava com as coisas e causas com que um presidente trabalha e cultivava na sua terra legumes e verduras para sua mesa.
Ele nos ensinou que o importante é ser em vez de ter.
Ah , Pepe terei saudades de você que nunca conheci pessoalmente mas caminhou comigo nos ensinamentos com este rosto de avô e pai pacientes nas leituras da vida.
Seu alfabeto sei de cor : piedade, compaixão, entendimento, paciência …. e muito mais.
Na sua casinha simples de cadeiras desaparelhadas você criou um novo mundo para que novos políticos, novos seres humanos trilhassem com menos cobiça.
Pepe no mundo perdido de sentido em que vivemos pode significar até uma criptomoeda, pimenta em italiano, árvores africanas e até um meme da internete que é o frog ( sapo) pepe.
Para muitos de nós sua tradução é integridade.
Em 13 de maio você partiu, Pepe Mujica. Foi encontrar Franciscus e conversar com ele como a correria humana faz mal ao ser que não tem tempo para amar, observar, viver.
Rezem por nós .
Esther Lucio Bittencourt
Acadêmica