Foi realizada, no salão de reuniões da Prefeitura Municipal de Pedra Azul, uma capacitação voltada para os 25 municípios da microrregião, com a participação dos responsáveis técnicos de cada local.
O evento foi promovido pela Policlínica Municipal, em parceria com a Secretaria de Saúde, com o apoio da Coloplast, representada pelos estomoterapeutas, Amanda Bacela e Mauricio Ferreira. O tema abordado foi “Como lidar com complicações e indicações de dispositivos em pacientes ostomizados”.
O principal objetivo da capacitação foi fornecer aos profissionais de saúde, especialmente aos responsáveis técnicos dos 25 municípios, o conhecimento e as habilidades necessárias para lidar adequadamente com as necessidades e cuidados dos pacientes ostomizados. O conteúdo abordou, principalmente, a prevenção de complicações e a correta seleção e utilização dos dispositivos necessários para a gestão da ostomia.
A capacitação foi essencial para assegurar que os pacientes ostomizados recebam o melhor cuidado possível, promovendo sua qualidade de vida e evitando complicações resultantes de um manejo inadequado. Além disso, o treinamento também abordou aspectos emocionais e psicológicos, fundamentais no processo de adaptação dos pacientes à nova condição, incentivando uma abordagem mais humanizada e completa, beneficiando Pedra Azul e os demais municípios da microrregião.
Fonte e fotos: Prefeitura de Pedra Azul