O município de Passa Vinte promoveu o 26º Torneio Leiteiro entre os dias 16 e 19 de abril de 2026, reunindo produtores rurais, autoridades e público da região em uma programação que integrou competições agropecuárias, exposições e apresentações musicais. O evento teve como foco a valorização da produção leiteira e o fortalecimento da economia rural local.
A abertura contou com a presença de representantes do Executivo, Legislativo e lideranças regionais. A presidente da Câmara Municipal, Polyana Aguiar, destacou a importância da união entre os poderes e o papel dos produtores no desenvolvimento do município. “Quero parabenizar o prefeito Edinho pela linda festa, agradecer ao vice-prefeito e ao nosso deputado estadual, Coronel Henrique, que é um grande parceiro do nosso município. Em nome da Câmara Municipal, quero dizer que o prefeito continua contando com todos os vereadores. Estamos trabalhando para o bem da cidade e também gostaria de parabenizar todos os funcionários e departamentos envolvidos nessa festa, especialmente os produtores rurais que batalham diariamente em suas fazendas e hoje apresentam seus animais nesta exposição”, afirmou.
O prefeito Edson do Nascimento, conhecido como Edinho, ressaltou o esforço da equipe municipal para a realização do evento. Segundo ele, a estrutura foi organizada em curto prazo com participação direta dos servidores públicos. O chefe do Executivo destacou ainda que, em um ano e três meses de gestão, as obras municipais têm sido executadas com mão de obra própria, o que, segundo ele, representa economia e responsabilidade com os recursos públicos. O prefeito também mencionou novos projetos de infraestrutura e reforçou a parceria com a Câmara Municipal e lideranças políticas.
Durante o evento, o deputado estadual Coronel Henrique enfatizou o crescimento de Passa Vinte ao longo dos anos e a importância dos investimentos públicos no município. Ele afirmou que já destinou recursos por meio de emendas parlamentares e destacou o papel da agropecuária na economia regional. O parlamentar também mencionou a intenção de ampliar iniciativas ligadas ao setor produtivo, com foco em geração de renda e valorização das atividades rurais.
A programação musical integrou o calendário do evento e contou com apresentações de Mayck & Lyan, Márcio Henrique & Gabriel, Bruno & Hiago e Zé Ricardo & Thiago. Também se apresentaram as bandas AG4, Chama Chuva, Sunga de Pano e Os Brabos do Forró, atraindo público diversificado ao longo dos quatro dias.
No campo técnico, o torneio leiteiro reuniu produtores do município e de cidades vizinhas, com disputas em diversas categorias. Na categoria até 30 kg (2 ordenhas), o primeiro lugar foi conquistado pelo animal Coração, de Danilo Alves, com média diária de 29,971 kg e total de 89,930 kg. Na categoria até 40 kg, o destaque foi o animal Diana, de José Vitor, com média de 39,160 kg e total de 117,481 kg.
Entre as novilhas de 0 a 2 dentes, o primeiro lugar ficou com Cristalina, de Lucas Filho, com média diária de 42,106 kg e total de 126,320 kg. Já na categoria de novilhas de 3 a 4 dentes, o animal Zuliana, de Luiso Nardelli, alcançou média de 64,184 kg e total de 192,552 kg.
Na categoria vaca livre municipal, o animal Iara, de Marcus Lacerda Rezende, obteve o primeiro lugar com média diária de 84,191 kg e produção total de 252,576 kg, sendo também reconhecida como grande campeã do torneio. A vice-campeã foi Argentina, de Lucas Nascimento, com média de 80,978 kg e total de 242,936 kg.
Na disputa regional, o animal Daiane, de Flávio José Rezende, venceu na categoria até 30 kg, com média de 29,960 kg. Na categoria vaca livre, o primeiro lugar foi para Bandada, de Lucas Ryder, com média de 64,929 kg e total de 194,789 kg. Já na categoria novilha de 0 a 4 dentes, o destaque foi Mimosa, também de Lucas Ryder, com média diária de 28,051 kg e total de 84,115 kg.
A premiação foi realizada com a participação de representantes da Prefeitura, do Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), da Associação dos Produtores Rurais (Aprovinte) e da comissão organizadora.
O evento também movimentou a economia local, com aumento no fluxo de visitantes e impacto positivo no comércio e serviços durante os dias de programação.
O Torneio Leiteiro de Passa Vinte se mantém como uma das principais iniciativas do calendário municipal, promovendo a integração entre produtores, incentivo à atividade agropecuária e valorização da cultura rural, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.


















Por: Jonatan Daniel
Fotos: Jornal Panorama
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de história no jornalismo ético e profissional
