A cidade de Passa Quatro celebrou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo com ações voltadas para a inclusão, respeito e compreensão na quarta-feira, dia 02 de abril. A iniciativa reuniu esforços da Prefeitura Municipal, da APAE de Passa Quatro e das escolas municipais e estaduais, que desempenharam papel essencial na realização de atividades educativas e de sensibilização.
O evento destacou a importância da construção de uma sociedade mais acolhedora, onde cada indivíduo tenha suas diferenças reconhecidas e valorizadas. As atividades promovidas ao longo do dia tiveram o objetivo de ampliar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar o compromisso da cidade com políticas inclusivas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o neurodesenvolvimento, comprometendo habilidades de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. No entanto, a identificação precoce possibilita a implementação de estímulos que favorecem a autonomia e melhoram a qualidade de vida das crianças. Para garantir esse suporte, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma estrutura de atendimento e assistência aos indivíduos diagnosticados com a condição.
Com a colaboração de instituições e cidadãos, Passa Quatro reafirma seu empenho na promoção de ações que garantam um futuro mais igualitário e acessível para todos. A mobilização demonstra que, por meio do esforço coletivo, é possível criar um ambiente onde a diversidade seja respeitada e celebrada.
Por Eduardo Souza
Com Informações e imagem: Prefeitura de Passa Quatro



