O Papa Francisco planeja aparecer publicamente no domingo, 23 de março, pouco após o meio-dia (horário italiano), do Hospital Gemelli, para conceder uma bênção aos fiéis. O Vaticano anunciou que o texto do Angelus será divulgado como nos últimos domingos. A cobertura do evento será feita pelo Vatican Media, responsável pela gravação e distribuição das imagens. A informação foi divulgada no sábado, 22 de março, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Na sexta-feira, 21 de março, a Sala de Imprensa atualizou o estado de saúde do Papa Francisco, informando que ele permanece estável, com melhorias graduais nos aspectos respiratório e motor. O Papa, que antes utilizava ventilação mecânica com máscara à noite, agora usa oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais, e o uso de altos fluxos durante o dia tem diminuído. Contudo, ainda não há uma data prevista para sua alta do hospital. O pontífice tem passado os dias entre tratamentos médicos, orações e atividades de trabalho moderadas, sem receber visitas.
O próximo boletim médico sobre sua condição poderá ser divulgado na segunda-feira, conforme informou a Sala de Imprensa. Enquanto isso, a aparição pública planejada para domingo é vista como um gesto simbólico de aproximação com os fiéis e uma demonstração de sua recuperação gradual.
Por Eduardo Souza
Com informações e foto: Vaticano News