Dados divulgados nesta quarta-feira (5) pela plataforma MapBiomas Atmosfera revelam que o Pantanal e a Amazônia são os biomas brasileiros com maior aumento de temperatura nos últimos 40 anos. O Pantanal teve alta média de 1,9°C e a Amazônia, de 1,2°C entre 1985 e 2024. A plataforma, lançada nesta data, oferece informações detalhadas sobre temperatura, precipitação e poluentes atmosféricos em todo o território nacional.
No período analisado, a temperatura média no Brasil aumentou 0,29°C por década. Contudo, o ritmo de aquecimento varia entre os biomas: além do Pantanal e da Amazônia, o Cerrado também apresentou elevação significativa (0,31°C/década). Já os biomas costeiros, como Mata Atlântica, Caatinga e Pampa, registraram aumentos mais moderados.
A plataforma também relaciona o aumento da temperatura ao desmatamento. A Amazônia perdeu 52 milhões de hectares de vegetação nativa desde 1985, o que contribui diretamente para a elevação das temperaturas e a redução das chuvas. Em 2024, a Amazônia registrou 448 mm a menos de precipitação, e o Pantanal enfrentou 205 dias sem chuvas, com um déficit de 314 mm. A seca favoreceu queimadas, que impactaram 15,6 milhões de hectares apenas na Amazônia.
Pesquisadores envolvidos no projeto, como Luciana Rizzo e Paulo Artaxo, da USP, destacam que a ferramenta MapBiomas Atmosfera pode auxiliar na formulação de políticas públicas mais eficazes, com base em dados experimentais sobre clima e uso da terra.
Da Redação
Com informações da Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
