A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) comemorou seus 21 anos de atuação na sexta-feira (8/8) com o evento “Conexão Ouvidoria: Unindo vozes e fortalecendo a escuta pública”, realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa. A ocasião não só celebrou a trajetória da instituição, mas também promoveu um dia inteiro de palestras e oficinas focadas em boas práticas, inovações e estratégias para aproximar o poder público do cidadão.
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, destacou a importância estratégica da Ouvidoria, afirmando que a função da instituição é ser uma ponte entre os cidadãos e o serviço público. “A ouvidoria faz a ponte entre o sentimento de quem recebe uma política pública e o do servidor que a executa. Somos ponte entre o que é reclamação e vai virar melhoria, entre o que é denúncia e vai virar investigação, e o que é sugestão e vai virar inovação”, afirmou.
O evento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de servidores, palestrantes e convidados, que discutiram o papel essencial das ouvidorias na construção de um governo mais transparente e eficiente. A chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge, parabenizou a OGE/MG pela sua trajetória e importância institucional, destacando que a Ouvidoria é um “instrumento de escuta ativa do cidadão e de aprimoramento do serviço público”.
O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, também fez questão de elogiar o trabalho da Ouvidoria, especialmente ao longo da atual gestão. Ele destacou as inovações do sistema de controle interno estadual e a importância da sinergia entre a OGE/MG e a CGE/MG, que atuam de forma coordenada para garantir uma escuta qualificada e apuração das manifestações do público.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, ressaltou a importância da escuta ativa e humanizada para o aprimoramento das políticas públicas e o atendimento às demandas da sociedade. Ela reafirmou o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a parceria com a Ouvidoria, transformando as manifestações dos cidadãos em ações concretas em benefício da população.
A Ouvidoria-Geral de Minas Gerais foi criada pela Lei Estadual nº 15.298, em 6 de agosto de 2004, como órgão autônomo vinculado diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual. Sua função é receber e registrar as manifestações do público, como denúncias, reclamações, sugestões e elogios sobre os serviços e servidores públicos estaduais. A OGE/MG também utiliza essas informações para gerar inteligência e contribuir com a melhoria das políticas públicas, beneficiando toda a população mineira.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Minas
Imagem: OGE / Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional