Na manhã da quarta-feira (02/04), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu uma reunião na sede do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), em Montes Claros, com o objetivo de discutir estratégias para reduzir os acidentes de trânsito na cidade e nas principais rodovias da região.
O encontro contou com a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, da Mctrans, do Samu Macronorte e da concessionária Ecovias Norte Minas.
O Brasil ocupa a terceira posição mundial em número de mortes no trânsito, atrás apenas da Índia e da China. Em 2023, houve um aumento de 7% no número de acidentes de trânsito em Minas Gerais, segundo dados do Detran-MG.
No mesmo ano, mais de 22 mil pessoas foram internadas em hospitais públicos devido a acidentes viários, gerando um custo de R$ 39 milhões com medicamentos e tratamentos, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Diante desse cenário, os órgãos participantes discutiram o planejamento de ações preventivas, com foco na redução de fatalidades e ferimentos graves. A partir da identificação dos pontos críticos de acidentes, serão propostas medidas específicas para coibir infrações e evitar novas ocorrências.
A curto prazo, será intensificada a presença de agentes de segurança e trânsito nos locais e horários de maior incidência de acidentes. Paralelamente, serão estudadas estratégias de médio e longo prazo, que dependerão de estudos técnicos e científicos realizados em conjunto pelos órgãos competentes.
Todas essas iniciativas estão alinhadas ao compromisso firmado pelo Estado de Minas Gerais com a Secretaria Nacional de Trânsito, visando o engajamento dos órgãos de trânsito, saúde e segurança na execução das diretrizes estabelecidas.
Por Eduardo Souza
Com Informações e foto: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais